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O que é Business Intelligence:

uma visão completa

POR VIMAN SISTEMAS | Publicado em 29 de novembro de 2022

As empresas querem tomadas de decisão mais rápidas, baseadas em dados e fatos, de fácil entendimento e conectadas aos objetivos do negócio, que direcionem a ações assertivas para se manterem competitivas, quer seja em ambientes operacionais e estratégicos. Por isso, àquelas que estão se destacando no mercado orientam suas decisões em ferramentas de Business Intelligence (BI) – ou inteligência de negócios, uma arquitetura de solução modular, escalável e baseada em padrões que pode ser facilmente implantada em qualquer ambiente para fornecer serviços em toda a empresa.

Uma ferramenta de business intelligence permite visualizações de dados ou representações gráficas que ajudam as pessoas a ver e entender todos os dados de forma mais rápida e eficaz.

- O que é business intelligence

- História do BI

- Como funciona a inteligência de negócios

- Métodos de BI

- Como BI, análise de dados e análise de negócios funcionam juntos

- A diferença entre o BI tradicional e o BI moderno

- Quais são os benefícios da inteligência de negócios?

- Usos e casos do BI

- Tipos de relatórios de BI

- Como desenvolver uma estratégia de inteligência de negócios

- Categorias de análise de BI

- Software ERP VIMAN e o business intelligence

As visualizações de dados interativas oferecem suporte para explorar detalhes, identificar padrões e disparidades. Quando os dados são visualizados, torna-se mais fácil identificar tendências emergentes, o primeiro passo para obter insights.

Mas para quem ainda não adotou uma ferramenta, ou simplesmente quer saber mais, pode ser difícil entender exatamente o que é BI. Criamos este guia completo para educar as pessoas sobre o que é BI, como funciona e muito mais.

BI

O que é business intelligence

A ideia de business intelligence combina análise de negócios, mineração de dados, visualização de dados, ferramentas e infraestrutura de dados e práticas recomendadas para ajudar as organizações a tomar decisões mais baseadas em dados. Na prática, você sabe que tem inteligência de negócios moderna quando tem uma visão abrangente dos dados de sua organização e usa esses dados para conduzir mudanças, eliminar ineficiências e se adaptar rapidamente às mudanças de mercado ou fornecimento.

História do BI

O que conhecemos hoje como inteligência de negócios começou a ser desenvolvido principalmente na década de 1980, quando o advento do uso generalizado de computadores possibilitou a coleta e análise de dados para as empresas utilizarem. Ao longo dos anos, os processos de BI foram ampliados e aprimorados para incluir extensa mineração de dados, ferramentas de visualização de dados e vários métodos de análise de dados para fornecer informações importantes aos tomadores de decisões de negócios. Esses insights podem ser usados para aumentar a eficiência operacional e ajudar na tomada de decisões importantes de negócios relacionadas às suas diversas áreas.

Os principais avanços em inteligência de negócios incluem a capacidade de coletar e gerenciar conjuntos de dados extremamente grandes, a capacidade de combinar dados externos e internos, maior compartilhamento de dados e a criação de painéis de inteligência de negócios.

Os painéis de BI permitem que usuários individuais de inteligência de negócios personalizem relatórios para atender a propósitos específicos e executem consultas nos dados para fornecer mais informações. Uma característica importante dos modernos painéis de inteligência de negócios é que eles oferecem interfaces de dados fáceis de usar que não exigem conhecimento técnico de TI .Os processos modernos de business intelligence podem incorporar dados em tempo real com dados históricos existentes. Ele permite que os executivos de negócios realizem análises de dados que incluem as informações mais atualizadas disponíveis.

Inteligencia

Como funciona a inteligência de negócios

Empresas e organizações têm perguntas e objetivos. Para responder a essas perguntas e acompanhar o desempenho em relação aos objetivos, elas coletam os dados necessários, analisam-nos e determinam quais ações devem ser tomadas para atingir suas metas.

No lado técnico, os dados brutos são coletados dos sistemas de negócios, processados e, em seguida, armazenados em data warehouses, nuvem, aplicativos e arquivos. Depois de armazenados, os usuários podem acessar os dados, iniciando o processo de análise para responder a perguntas de negócios.

ProcessoBI

As plataformas de BI também oferecem ferramentas de visualização de dados, que convertem dados em tabelas ou gráficos, além de apresentar a quaisquer partes interessadas ou tomadores de decisão.

Métodos de BI

Muito mais do que uma “coisa” específica, inteligência de negócios é um termo que abrange os processos e métodos de coleta, armazenamento e análise de dados de operações ou atividades de negócios para otimizar o desempenho. Todas essas atividades se juntam para criar uma visão abrangente de um negócio para ajudar as pessoas a tomar decisões melhores e acionáveis. Nos últimos anos, a inteligência de negócios evoluiu para incluir mais processos e atividades para ajudar a melhorar o desempenho. Esses processos incluem:

• Mineração de dados: usando bancos de dados, estatísticas e aprendizado de máquina – machine learning – para descobrir tendências em grandes conjuntos de dados;

• Relatórios: compartilhar a análise de dados com as partes interessadas para que possam tirar conclusões e tomar decisões;

• Métricas de desempenho e benchmarking: comparando dados de desempenho atuais com dados históricos para acompanhar o desempenho em relação às metas, geralmente usando painéis personalizados;

• Análise descritiva: usando análise preliminar de dados para descobrir o que aconteceu;

• Consulta: fazendo perguntas específicas de dados, BI extraindo as respostas dos conjuntos de dados;

• Análise estatística: pegando os resultados da análise descritiva e explorando ainda mais os dados usando estatísticas, como essa tendência aconteceu e por quê;

• Visualização de dados: transformand o a análise de dados em representações visuais, como tabelas, gráficos e histogramas para consumir dados com mais facilidade;

• Análise visual: Explorar dados por meio de narrativa visual para comunicar insights em tempo real e permanecer no fluxo da análise;

• Preparação de dados: Compilar várias fontes de dados, identificar as dimensões e medições e prepará-los para análise de dados.

Metodos

Como BI, análise de dados e análise de negócios funcionam juntos

A inteligência de negócios inclui análise de dados e análise de negócios, mas os usa apenas como partes de todo o processo. O BI ajuda os usuários a tirar conclusões da análise de dados. Os cientistas de dados investigam as especificidades dos dados, usando estatísticas avançadas e análises preditivas para descobrir padrões e prever padrões futuros.

A análise de dados pergunta: “Por que isso aconteceu e o que pode acontecer a seguir?” A inteligência de negócios pega esses modelos e algoritmos e divide os resultados em uma linguagem acionável. De acordo com o glossário, “a análise de negócios inclui mineração de dados, análise preditiva, análise aplicada e estatística”. Em resumo, as organizações conduzem análises de negócios como parte de sua estratégia de inteligência de negócios mais ampla.

O BI foi projetado para responder a consultas específicas e fornecer análises rápidas para decisões ou planejamento. No entanto, as empresas podem usar os processos de análise para melhorar continuamente as perguntas de acompanhamento e a iteração. A análise de negócios não deve ser um processo linear porque responder a uma pergunta provavelmente levará a perguntas de acompanhamento e iteração. Em vez disso, pense no processo como um ciclo de acesso a dados, descoberta, exploração e compartilhamento de informações. Isso é chamado de ciclo de análise, um termo moderno que explica como as empresas usam análises para reagir a perguntas e expectativas em constante mudança.

Objetivos

A diferença entre o BI tradicional e o BI moderno

Historicamente, as ferramentas de business intelligence foram baseadas em um modelo tradicional de business intelligence. Essa foi uma abordagem de cima para baixo em que a inteligência de negócios era conduzida pela organização de TI e a maioria, se não todas, as perguntas analíticas eram respondidas por meio de relatórios estáticos. Isso significava que, se alguém tivesse uma pergunta de acompanhamento sobre o relatório recebido, sua solicitação iria para o final da fila de relatórios e eles teriam que iniciar o processo novamente. Isso levava a ciclos de relatórios lentos e frustrantes, e as pessoas não conseguiam aproveitar os dados atuais para tomar decisões.

A inteligência comercial tradicional ainda é uma abordagem comum para geração de relatórios regulares e resposta a consultas estáticas. No entanto, a inteligência empresarial moderna é interativa e acessível. Embora os departamentos de TI ainda sejam uma parte importante do gerenciamento do acesso aos dados, vários níveis de usuários podem personalizar painéis e criar relatórios em prazos menores. Com o software adequado, os usuários podem visualizar os dados e responder às suas próprias perguntas.

Quais são os benefícios da inteligência de negócios?

Os principais benefícios de BI e análise são velocidade e agilidade, permitindo que as empresas processem vários fluxos de dados mais rapidamente por meio de um painel intuitivo. As informações resultantes podem ser usadas para identificar tendências e oportunidades e monitorar o desempenho continuamente. Ao fornecer às partes interessadas e usuários essas percepções e previsões detalhadas, o BI e a análise permitem decisões de negócios mais informadas.

BI e análise também criam transparência e visibilidade em redes isoladas dentro e fora de uma organização, o que significa que os dados não estão limitados a um departamento ou local. E todos os departamentos e escritórios podem acessar as mesmas informações de uma só vez.

Combinadas, as empresas podem aumentar sua vantagem competitiva com uma visão mais profunda, entendendo melhor sua posição dentro de um mercado, permitindo uma tomada de decisão mais proativa, especialmente quando se trata de eficiência organizacional, evolução das condições da indústria e necessidades do cliente.

BI

Usos e casos do BI

Os processos de inteligência de negócios podem fornecer uma ampla gama de informações e análises que podem ser usadas para diversos fins. Alguns exemplos de como a inteligência de negócios pode ser usada são os seguintes:

Uso de dados e estatísticas para revelar tendências de negócios ou mercado – por exemplo, compare os números de vendas de produtos do primeiro, segundo, terceiro e quarto trimestres para ver se as vendas de um produto individual estão aumentando ou diminuindo;

Analisar os principais indicadores de desempenho (KPIs) para identificar áreas onde a eficiência operacional é maximizada ou pode ser melhorada - por exemplo, examinando as vendas nas mesmas lojas ou os números de produção da fábrica;

Comparando os resultados atuais (como vendas) com resultados históricos ou metas da empresa – por exemplo, observe os números de vendas ano a ano em diferentes áreas geográficas em que uma empresa opera;

Criar representações visuais, como tabelas e gráficos, para tornar a análise de dados mais facilmente compreensível e útil para os tomadores de decisão - por exemplo, criar um gráfico ou histograma que revele claramente as tendências do setor de ações;

Fornecer análise “e se” de diferentes opções de negócios possíveis – por exemplo, prever como fazer uma mu,dança em relação a outra pode afetar o crescimento futuro da receita de vendas.

Tipos de relatórios de BI

As ferramentas de BI executam análises de dados e criam relatórios, resumos, painéis, mapas e gráficos para fornecer aos usuários informações detalhadas sobre a natureza do negócio.

• Relatórios estáticos: essa forma de relatório de inteligência de negócios é usada para fornecer uma visão fixa dos dados operacionais armazenados. Alguns relatórios são formatados e prontos para impressão, enquanto outros estão disponíveis para download como uma planilha do Microsoft Excel ou outro formato. Os relatórios estáticos de inteligência de negócios fornecem uma visão no tempo, geralmente provenientes do banco de dados operacional ativo dentro do aplicativo. Esse tipo é usado principalmente para relatórios em que há um layout pré-determinado, como faturas, extratos e atualizações periódicas;

• Relatórios interativos gerenciados: o sucesso de um aplicativo operacional geralmente leva a novos requisitos de negócios e novos desafios para o grupo que gerencia o aplicativo. Nesse tipo de relatório de business intelligence, o usuário final controla os tipos de gráficos, filtros e formatação. É usado principalmente para listas dinâmicas, filtragem de resultados e realce condicional. Os relatórios gerenciados de business intelligence ajudam a impulsionar o desempenho dos negócios com compartilhamento de informações e indicadores-chave de desempenho (KPIs) predefinidos;

• Relatórios e painéis altamente interativos: embora os relatórios descritos acima forneçam informações de aplicação detalhadas para decisões táticas diárias por gerentes de linha e usuários de chão de fábrica, eles podem não se adequar a executivos ou gerentes de linha de negócios. Os executivos podem não precisar de aplicativos operacionais diariamente, mas sim de instantâneos semanais, diários ou de hora em hora do desempenho dos negócios e do rastreamento de processos. Um painel de desempenho de inteligência de negócios mede tendências de curto e longo prazo com acesso rápido a detalhes subjacentes para ajudar os gerentes a reagir com base em KPIs e métricas altamente gráficas;

• Relatórios de autoatendimento para aplicativos operacionais: esse recurso de relatório permite criar relatórios personalizados de business intelligence para várias operações fora de um aplicativo operacional. O usuário tem duas opções. Eles podem receber acesso direto ao banco de dados para o esquema do aplicativo operacional e extrair um arquivo CSV dos dados para sua máquina local ou usar uma ferramenta de design de relatório para requisitos mais avançados. A segunda opção é um ambiente de design de relatório fácil de usar para relatórios e análises ad hoc. Os usuários podem definir uma camada semântica fácil de entender que fica no topo do banco de dados do aplicativo. Com esses elementos e um designer gráfico de arrastar e soltar, os usuários podem criar seus próprios relatórios de business intelligence sob demanda sem precisar de suporte adicional. Em última análise, esse tipo de relatório permite que os usuários ajudem a si mesmos e aos outros;

• Exploração de dados de autoatendimento para uma visão mais profunda: com inteligência de negócios, os usuários podem explorar seus dados e gerar insights mais profundos. Por exemplo, um varejista pode querer explorar uma variedade de dimensões de dados, incluindo custos unitários de atacado, preço de varejo, vencimento de estoque, custos de remessa e dados de promoção de produtos. Para fazer isso, os usuários podem criar relatórios personalizados ou usar exploração de ferramentas que permitem que eles encontrem intuitivamente os dados de que precisam e respondam às suas perguntas ad hoc.

Como desenvolver uma estratégia de inteligência de negócios

Uma estratégia de BI é o seu modelo para o sucesso. Você precisará decidir como os dados são usados, reunir as principais funções e definir as responsabilidades nas fases iniciais. Pode parecer simples em alto nível; no entanto, começar com metas de negócios é a chave para o sucesso. Veja como criar uma estratégia de BI desde o início:

Conheça sua estratégia e objetivos de negócios;

Identifique as principais partes interessadas;

Escolha um patrocinador entre seus principais interessados;

Escolha sua plataforma e ferramentas de BI;

Crie uma equipe de BI;

Defina seu escopo;

Prepare sua infraestrutura de dados;

Defina seus objetivos e roteiro.

Estrategia

Categorias de análise de BI

Existem três tipos principais de análise de BI, que cobrem muitas necessidades e usos diferentes. São análises preditivas, análises descritivas e análises prescritivas.

A análise preditiva obtém dados históricos e em tempo real e modela resultados futuros para fins de planejamento. A análise descritiva é o processo de identificação de tendências e relacionamentos em dados usando dados históricos e atuais. E a análise prescritiva leva todos os dados relevantes para responder à pergunta: “o que minha empresa deve fazer?”

Software ERP VIMAN e o business intelligence

A utilização de inteligência de negócios permite que os tomadores de decisão de negócios tomem decisões mais informadas e, portanto, esperançosamente melhores, sobre como operar e gerenciar seus negócios. Ele pode ser usado para avaliar produtos ou serviços, preços e posicionamento de produtos, programas de publicidade e marketing, diferentes mercados potenciais, estoque e cadeias de suprimentos e processos de produção, para citar algumas coisas.

A inteligência de negócios pode ajudar uma empresa a operar com mais eficiência, economia e ser também mais competitiva no mercado. Uma organização com inteligência de negócios forte que inclua a incorporação de dados de várias fontes pode ajudar os executivos de negócios a reconhecer tendências de mercado em constante mudança e a identificar problemas operacionais no início, para que possam ser remediados rapidamente.

Viman BI

Em última análise, uma boa inteligência de negócios serve ao mesmo propósito que qualquer outro aspecto da administração de um negócio – ou seja, aumentar a receita e a lucratividade.

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