Banner

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades e as informações desenvolvidas por nossos especialistas na área de gestão e ERP

A VIMAN Sistemas utiliza os dados fornecidos por você para enviar novidades. Saiba mais em Política de Privacidade.

3 tecnologias que vão impulsionar a

performance da sua empresa

POR VIMAN SISTEMAS | Publicado em 30 de agosto de 2022

As empresas em crescimento, num determinado momento, chegam a um ponto em que as planilhas não são mais suficientes. É aí que entra o software de planejamento de recursos empresariais – ERP – que coleta e organiza as principais informações de negócios e ajudam as organizações a executar operações enxutas e eficientes, mesmo à medida que se expandem.

Para aquelas que atuam no segmento de importação e distribuição de materiais cirúrgicos e OPME, o controle padronizado, informatizado e automatizado das operações já deixou de ser uma necessidade. Por determinação da ANVISA, órgão regulador do setor, essas empresas são obrigadas a gestar suas operações diárias por meio de um Software ERP.

- Tecnologias que vão impulsionar a performance da sua empresa

- 1. O Software ERP

- 2. Estrutura de rede e internet

- 3. Servidor: o coração de qualquer negócio

- Hardware do servidor

- Manutenção do servidor

- Plano de manutenção do servidor e porque você precisa dele

- A evolução da tecnologia da informação

- Software ERP Viman e a Gestão de TI da sua empresa

Financas

Se sua empresa já usa um Software ERP, você provavelmente conhece muitos dos grandes benefícios em seu dia a dia. Ter um banco de dados centralizado, que opere em tempo real e que abrigue grande parte de seus processos e funções pode ser revolucionário para o negócio.

Quando aproveitada corretamente, a tecnologia tem o potencial de aumentar muito o sucesso de sua organização. Em muitos casos, o uso da tecnologia pode ser a progressão dos processos que você já possui. Ainda, é fundamental ter em mente que ajustes e análises de desempenho são exigidos para colher de forma otimizada os benefícios da tecnologia de negócios.

Tecnologias que vão impulsionar a performance da sua empresa

A tecnologia é um dos principais e mais significativos impulsionadores para alavancar o crescimento dos negócios. Adotar medidas para criar iniciativas mais alinhadas com as tendências atuais no espaço tecnológico é essencial para gerenciar um negócio de sucesso e mantê-lo relevante em um mercado e ambiente operacional altamente competitivos.

Por isso, ter as ferramentas tecnológicas certas dá a você uma vantagem em relação à concorrência, especialmente para empresas que querem se destacar tanto no mercado quanto entre seus pares. Algumas delas são capazes de manter um negócio competitivo, relevante e bem-sucedido. Confira:

Rede

1. O Software ERP

O Software ERP é um elemento crítico de sucesso, atuando principalmente na otimização dos processos de negócios e para planejar e gerenciar toda a cadeia de suprimentos, manufatura, serviços, finanças e outros processos de uma organização, agilizando consideravelmente as operações, automatizando as funções, melhorando a colaboração, otimizando a eficiência e reduzindo custos.

• Maior eficiência. Uma das principais vantagens do ERP é que ele permite que as empresas automatizem funções manuais e rotineiras.

• Colaboração aprimorada. Os Softwares ERP também conectam equipes, melhorando a comunicação e o engajamento dos funcionários.

• Dados em tempo real e relatórios avançados. Um Software ERP permite coletar, armazenar e analisar dados de suas operações em um local centralizado, fornecendo uma única fonte de verdade e visibilidade para agir de forma mais estratégica.

• Conformidade incorporada. Outros benefícios não são muito importantes se sua empresa não mantiver a conformidade regulatória.

• Melhor atendimento ao cliente. Com dados de clientes centralizados, vários departamentos podem acessar e colaborar facilmente nas necessidades dos clientes para tempos de resposta mais rápidos e entrega e precisão de pedidos aprimoradas.

O ERP permite que você armazene, processe e gerencie grandes volumes de dados, usando módulos que ajudam manter seu negócio equilibrado e armazenam todas as informações em um banco de dados estruturado.

2. Estrutura de rede e internet

Essa é uma grande força quando está funcionando bem e desempenha um papel importante no funcionamento da empresa, sem consumos intermediários e que capturem a banda com abstrações.

Para ter uma rede em pleno funcionamento e sempre estável, execute alguns diagnósticos no desempenho para ver se há algum problema óbvio. Pode ser que sua lentidão seja culpa da infraestrutura de rede que está conectando as estações de trabalho ao servidor do Software ERP.

Você ainda pode descobrir que simplesmente não tem a largura de banda necessária em algum outro ponto da rede, ou que alguns pontos estão consumindo bastante largura de banda. Você deve verificar sua largura de banda especialmente se é a primeira vez que sua empresa trabalha com Software ERP.

3. Servidor: o coração de qualquer negócio

Em um ambiente de negócios, os servidores são necessários para executar programas ou aplicativos de computador específicos. Essencialmente, um servidor é o ambiente base, no qual outros programas e dispositivos podem ser instalados, hospedados e executados, permitindo que vários usuários compartilhem dados ou recursos.

Isso permite que vários computadores ou estações de trabalho em uma rede compartilhem os recursos de um servidor individual. Em comparação com um computador, os servidores tendem a ter mais memória, conter mais de um disco rígido e ter várias conexões de rede e CPUs. As funcionalidades que fazem desse periférico ser um servidor estão embutidas em seu sistema operacional e, embora um computador possa ser um servidor e um servidor possa ser um computador, os servidores tendem a ser muito mais poderosos.

Por serem mais poderosos que os computadores desktop, os servidores podem gerenciar várias tarefas ao mesmo tempo e com mais rapidez. Assim, muitos aplicativos – como o Software ERP exigem instalação em um servidor dedicado. Os servidores permitem que as empresas compartilhem informações internamente sem ter que se preocupar com interrupções na comunicação. Isso significa que os funcionários podem atualizar informações em um banco de dados gerenciado dentro de um servidor e, em seguida, outros funcionários podem visualizar e atualizar esses mesmos dados.

Servidor

Hardware do servidor

Hardware inadequado afeta o desempenho de qualquer negócio. Em se tratando do servidor, certifique-se de que ele tenha espaço de armazenamento e poder de processamento suficientes. Você deve estudar o hardware para identificar o ponto mais fraco que o impede de funcionar com a vitalidade necessária. Alguns dos principais pontos que você pode pedir para diagnosticar a velocidade do servidor são:

• Quanto tempo normalmente leva para fazer login?

• Quanto tempo leva para uma tela abrir?

• Qual é o tempo médio que leva para processar um registro de cliente?

• Qual é a diferença entre esses resultados se eles forem feitos diretamente no servidor ou na estação de trabalho?

• A velocidade de todas as estações de trabalho é a mesma?

Corrija o problema e faça alguns testes para ver se o mesmo problema de desempenho ocorre novamente após inspecionar cada figura acima. Certifique-se de que seu servidor tenha o espaço de armazenamento e o poder de processamento necessários para executar esse software e processar esses bancos de dados, e assegure-se de que as estações de trabalho individuais tenham o poder de processamento necessário para interagir com o sistema. Avalie todas as peças de hardware mais fracas do seu sistema, procurando aquelas que podem não estar equipadas para lidar com a carga que você está colocando sobre elas.

Manutenção do servidor

A manutenção do servidor é o processo de manter um software de servidor atualizado e funcionando para que uma rede de computadores possa operar sem problemas e evitar tempo de inatividade ou perda de dados. A manutenção regular manterá o servidor funcionando conforme o esperado e ajudará a evitar uma falha total ou parcial da rede. Ele inclui tarefas como revisar o desempenho do servidor, garantir que os utilitários de monitoramento automatizado do sistema sejam instalados e configurados corretamente, identificar possíveis riscos de segurança e fazer backup de dados em intervalos regulares.

Se você souber como manter seu servidor, com pouco tempo, poderá obter o melhor desempenho para seu investimento e prolongar significativamente sua vida útil. Os servidores podem ser mantidos facilmente para reduzir as interrupções de trabalho da empresa. A manutenção do servidor geralmente requer o seguinte:0

• verificando arquivos de log do servidor;

• avaliando o espaço do disco rígido;

• examinando permissões de pasta;

• aplicativos de monitoramento de temperatura de rede;

• garantindo redundância adequada de sistemas;

• examinando recursos de segurança;

• instalação de patches de software de segurança;

• lendo logs do servidor para alertas de segurança ou evidências de tentativas de hackers de computador;

• atualizar o software antivírus em todos os computadores da rede;

• atualizar service packs críticos e atualizações de software;

• realizar backups abrangentes regulares para garantir que os dados vitais possam ser recuperados do armazenamento em caso de falha do sistema

Plano de manutenção do servidor e porque você precisa dele

Como você pode ver, há um monte de coisas para cuidar. O plano de manutenção do servidor permite que você acompanhe todas as nuances para que você não se esqueça de realizar determinadas tarefas. Além disso, revisaremos todos os check-ups e ações que você precisa fazer para que seu servidor funcione corretamente.

Plano

O que verificar diariamente?

Há várias coisas que você precisa olhar todos os dias:

• Verifique se há atualizações do banco de dados do antivírus;

• Verifique se há atualizações para o software;

• Dê uma olhada nos problemas de declarações de vulnerabilidade dos fornecedores de software que você está usando;

• Observe os logs de segurança.

Essas ações o ajudarão a evitar ataques, pois você manterá todo o software atualizado, corrigirá vulnerabilidades e detectará pequenos problemas de segurança.

O que verificar semanalmente?

Toda semana você deve:

• Verifique se os backups estão funcionando;

• Verifique o uso do disco;

• Veja se há arquivos e contas temporários desatualizados.

Essas ações permitirão evitar problemas relacionados à sobrecarga do servidor.

O que cuidar em um modo em tempo real?

Algumas coisas devem ser cuidadas quando surgem. Então, aqui está o que você deve estar atento ao longo do dia:

•Picos na carga;

•O número de conexões de rede abertas;

•Atividade incomum no servidor.

Você não precisa se sentar ao lado do computador e observar as estatísticas o tempo todo. Várias ferramentas irão controlar o ambiente do servidor para você e alertá-lo se algo der errado.

Essa é uma visão geral das ações que você precisa realizar, agora vamos ver como criar um plano sólido para manutenção do servidor. Podemos dividir todas as tarefas que serão incluídas neste plano em três seções:

Ações preventivas – não deixe que problemas causados por manutenção deficiente aconteçam

Ações preventivas de emergência – fique protegido dos ataques

Resposta a emergências – agir rapidamente quando a emergência acontecer

A evolução da tecnologia da informação

A tecnologia da informação não é mais apenas instalar hardware ou software, resolver problemas de computador ou controlar quem pode acessar um determinado sistema. Hoje, os profissionais de TI devem ter em mente como principais demandas:

• criar políticas para garantir que os sistemas de TI funcionem de forma eficaz e estejam alinhados com os objetivos estratégicos de uma organização;

• manter redes e dispositivos para o máximo de tempo de atividade;

• automatizar processos para melhorar a eficiência dos negócios;

• pesquisar, implementar e gerenciar novas tecnologias para acomodar as necessidades de negócios em constante mudança; e

• manter os níveis de serviço, segurança e conectividade para garantir a continuidade e longevidade dos negócios.

Na verdade, a moderna economia de dados hiperconectada de hoje entraria em colapso sem a tecnologia da informação.

Software ERP VIMAN e a gestão de TI da sua empresa

Os negócios modernos utilizam a tecnologia para melhorar cada vez mais a produtividade em todas as áreas, unindo sempre software e hardware. Numa ponta, o Software ERP ajuda sua empresa a se tornar mais autoconsciente sobre seus processos, eliminando a entrada duplicada de dados e automatizando todas as áreas, como produção, finanças, distribuição e estoque, por exemplo.

Na outra ponta, com a manutenção adequada, os servidores podem durar muitos anos com pouca ou nenhuma interrupção nas operações de negócios. No entanto, a falha na manutenção dos servidores pode levar a problemas inesperados que causam tempo de inatividade e afetam os resultados da empresa. É comum que os servidores experimentem um acúmulo de registros e repositórios ao longo do tempo, incluindo um grande número de arquivos de cache que podem diminuir gradualmente as taxas de transação.

TI

As configurações antigas do servidor podem ficar desatualizadas à medida que os volumes de transações aumentam, deixando a empresa vulnerável a ataques de rede de criminosos cibernéticos. Além disso, as empresas podem experimentar a degradação de HDDs e SSDs. Quando isso acontece, a empresa acaba tendo um desempenho lento do servidor, o que pode afetar as cargas de trabalho dos funcionários e perda de negócios.

Pense, quanto tempo de inatividade será tolerável para você? Isso significa quanto tempo você precisará para corrigir problemas antes que o dano fique incorrigível.

Quer receber mais dicas como essa diretamente em seu e-mail para impulsionar os resultados da sua empresa? Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos modernos métodos e tecnologia em gestão!

Icone Ebook

Insira seu nome e e-mail para baixar esse conteúdo gratuitamente

EBOOK Gratuito

A VIMAN Sistemas utiliza os dados fornecidos por você para enviar conteúdos sobre gestão de negócios. Saiba mais em Política de Privacidade.

Te ajuda a crescer: SIM 👍 | Spam: NÃO 👎

Empresa Certificada ISO 27001:2013

Facebook Twitter Twitter