Banner

Receba Novidades

Cadastre-se e receba as novidades e as informações desenvolvidas por nossos especialistas na área de gestão e ERP

A VIMAN Sistemas utiliza os dados fornecidos por você para enviar novidades. Saiba mais em Política de Privacidade.

Backup em Nuvem: 9 Mitos Desfeitos que

você Sempre quis Saber e não te Contaram

POR VIMAN SISTEMAS | Publicado em 24 de janeiro de 2022

Vivemos em um mundo físico e digital ao mesmo tempo, por isso, a segurança dos dados é um dos principais fatores a serem considerados na tomada de decisão para a manutenção da operação de nossas empresas, e a primeira decisão é sobre o processo de backup dos dados da empresa.

Você absolutamente deve ter backups de seus dados. Com os tipos de vírus que são lançados atualmente, os backups geralmente são seu único recurso para restaurar ou recuperar os dados da sua empresa. Ao decidir sobre uma estratégia de backup, seja baseada na nuvem ou no local, é importante considerar cuidadosamente as vantagens e desvantagens de cada uma.

Muitas organizações não identificam vulnerabilidades críticas em seus métodos de proteção de dados existentes até que ocorra um desastre. Até então, é tarde demais.

Protecao

- O Backup em Nuvem

- Mito 1. O Backup em Nuvem é Menos Seguro

- Mito 2. Os Backups em Nuvem estão Menos Disponíveis

- Mito 3. O Backup em Nuvem é Lento

- Mito 4. A Recuperação também é Lenta

- Mito 5. O Backup em Nuvem é Caro

- Mito 6. O Backup em Nuvem é Menos Eficiente que a Solução Local

- Mito 7. O Gerenciamento de Backup em Nuvem é Mais Complicado

- Mito 8. Backup em Nuvem e Armazenamento em Nuvem Significam a Mesma Coisa

- Mito 9. Faço Backup Local, então não há necessidade de Fazer Cópias para a Nuvem

- Software Antivírus e Antimalware não são Proteção Suficientes contra Ransomware

- Software VIMAN e o Backup em Nuvem

Com os custos de violação de dados aumentando e os hackers explorando tudo, o número de empresas que não fazem backup adequado de seus dados ainda é incrivelmente alto. De desculpas como “nosso negócio é muito pequeno para ser um alvo” a “criamos backups no local”, é um erro comum para organizações de todos os tamanhos colocar backup de dados (especificamente baseado em nuvem) em segundo plano.

Embora os proprietários de empresas entendam que devem migrar para a nuvem por segurança, muitos são impedidos por equívocos sobre a nuvem e o backup em geral. Nesse conteúdo, vamos desfazer esses mitos para você, de uma vez por todas.

Backup

O Backup em Nuvem

Embora a computação em nuvem (e backup em nuvem) ainda induza sentimentos contraditórios entre os empreendedores, as empresas estão mais ansiosas para transferir seus dados para a nuvem, que é simplesmente uma coleção de servidores, localizados em um data center ou vários data centers, onde seus dados podem ser armazenados e acessados.

Os backups no locais são onde seus dados são copiados no mesmo local em que você os usa. Lembre-se de que, mesmo que você faça backups no local, você ainda deve mover esse backup, ou uma cópia dele, para fora do local, ou ainda poderá perder esses dados em caso de incêndio, desastres naturais, acidentes etc.

Apesar das preocupações, o mercado de soluções em nuvem está em constante crescimento. Soluções de computação em nuvem estão entre as ferramentas mais utilizadas, como e-mail, armazenamento, sincronização e compartilhamento. A computação em nuvem facilita o trabalho diário, automatiza muitos processos, é de alta disponibilidade e baixo custo.

Por outro lado, ainda desperta desconfiança. Existem razões para isso? Chegou a hora de confrontar os mitos mais comuns sobre backup em nuvem com argumentos racionais.

Mito 1. O Backup em Nuvem é Menos Seguro

Esse mito está enraizado no medo de transferir dados significativos da empresa para fora de sua sede. Para onde irão os dados? Para a nuvem? Então onde? A resposta racional a esta pergunta pode dissipar rapidamente todos os medos.

Os produtores de soluções de backup usam apenas data centers confiáveis que armazenam backups de clientes. Esses data centers fornecem um nível de segurança complexo e alto, confirmado por certificados apropriados e verificados por auditorias regulares. Possuem infraestrutura adaptada ao funcionamento contínuo de dispositivos e servidores de rede – interiores e edifícios adequados, geradores de energia com fornecimento constante de energia, fonte de alimentação ininterrupta, bem como ar-condicionado para garantir a temperatura, humidade e limpeza do ar interior adequadas. Tudo é cuidadosamente projetado e mantido por especialistas. A implementação de tal nível de segurança nas empresas é simplesmente impossível, sem contar o volume de recursos financeiros que deverá ser empregado.

Altos padrões de segurança, criptografia de dados, infraestrutura adequada, monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, equipes de especialistas, auditorias de segurança e conformidade, com padrões e certificados, tornam essas preocupações infundadas.

Mito

Mito 2. Os Backups em Nuvem estão Menos Disponíveis

Os data centers são classificados de acordo com a disponibilidade. Normalmente, garantem acesso aos dados no nível de 99,98% ou 99,99%, devido a salas de servidores redundantes, sistemas de energia e refrigeração, rede principal múltipla ou internet fornecida por várias operadoras.

Os dados podem ser mais acessíveis? O armazenamento local pode nos dar mais garantia e certeza? E a situação do evento de falha ou manutenção periódica do data center? Como ficará a disponibilidade de nossos dados então?

Os backups armazenados no data center são duplicados repetidamente. Eles são armazenados não apenas em vários discos e em várias máquinas diferentes, mas também em mais de um local físico. A maioria dos data centers tem vários locais, o que também protege os dados contra vários eventos aleatórios, desastres naturais (como inundações ou incêndios), bem como paradas temporárias ou trabalhos de manutenção. Se ocorrerem em um local, o cliente sempre poderá baixar seus dados do outro.

Infraestrutura redundante, duplicação de dados múltiplos e quase 100% de garantia de disponibilidade de dados – você precisa saber mais alguma coisa?

Mito

Mito 3. O Backup em Nuvem é Lento

O backup em nuvem requer conexões de internet estáveis e rápidas. A velocidade de seu desempenho depende da velocidade da conexão com a internet e, embora os tempos de internet lenta tenham passado para sempre, é verdade que ele é um pouco mais lento que o backup local.

O fato de hoje em dia assistirmos a séries de TV e filmes em HD online, sem travar ou armazenar em buffer, prova que a transmissão de dados pela internet não é um problema. As melhorias dinâmicas das conexões de internet, novas tecnologias e padrões crescentes de rede móvel (por exemplo, 5G) nos mostram que será apenas melhor. Tenha isso em mente.

Mito

Mito 4. A Recuperação também é Lenta

A recuperação de dados de backup em nuvem também requer conexões de internet estáveis e rápidas. No entanto, o tempo de recuperação depende não apenas da largura de banda da internet, mas também da quantidade de dados restaurados. Nem sempre é necessário recuperar a cópia de backup inteira.

Na maioria das vezes, a perda de dados significa a exclusão acidental de um único arquivo ou pasta. Em tais situações, tudo o que você precisa fazer é recuperar apenas os dados perdidos – não a cópia inteira e isso acontecerá imediatamente.

Os processos de duplicidade e compactação de dados, melhorias dinâmicas das conexões de internet e a capacidade de restaurar rapidamente apenas arquivos e pastas selecionados tornam a força desse mito insignificante.

Mito

Mito 5. O Backup em Nuvem é Caro

O preço que você paga pelo armazenamento em nuvem é mais alto do que comprar o disco equivalente – é verdade. No entanto, esse cálculo simplificado não leva em consideração os custos de manutenção da infraestrutura local. Adicione aqui os custos do ambiente físico, ou seja, quartos, eletricidade ou segurança adicional e o que você tem? O resultado não é tão óbvio, certo?

No preço do backup em nuvem, você recebe o já mencionado nível de segurança dos data centers profissionais. Infraestrutura redundante, duplicação de dados, monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, certificados de segurança, proteção contra situações aleatórias e catástrofes – tudo isso está incluso no pacote. Você não precisa se preocupar, planejar e pagar para implementar esse tipo de proteção internamente em sua organização.

Além disso, lembre-se de que na solução em nuvem você paga pelo armazenamento que usa, e apenas aumenta enquanto suas necessidades crescem. Podemos dizer que o backup em nuvem é uma solução sob medida para todas as necessidades de negócios.

Visão mais ampla e cálculo mais preciso comprovam que a solução em nuvem se mostra mais econômica, principalmente considerando o nível de segurança recebido “em pacote” e o modelo de cobrança “pague conforme o uso”.

Mito

Mito 6. O Backup em Nuvem é Menos Eficiente que a Solução Local

O backup em nuvem é conduzido pela mesma tecnologia que a solução local. A diferença é o local de armazenamento do backup – local e fisicamente, na sede da empresa ou na nuvem.

Cada solução difere um pouco em termos de funcionalidade, mas é difícil dizer claramente qual funciona melhor. A escolha do ecossistema de backup deve ser precedida por uma análise das necessidades e infraestrutura da empresa. No entanto, tanto na solução de backup local quanto na nuvem, os dados são protegidos e podem ser recuperados a qualquer momento.

Como os dois tipos de backup diferem principalmente no local de armazenamento dos dados, a questão da eficiência está fortemente relacionada às necessidades e condições internas da empresa.

Mito

Mito 7. O Gerenciamento de Backup em Nuvem é Mais Complicado

Ambos os tipos de backup – como já determinamos – são conduzidos pela mesma tecnologia, inclusive a responsável pelo gerenciamento de backups. Para essas soluções, existe a possibilidade de gestão central e remota do processo de backup. Da mesma forma, você define a política de criação de cópias de backup, define dados e dispositivos para proteção e agendamento de execução de backup, para que tecnicamente não seja diferente nos dois ecossistemas.

Se percebermos que a principal diferença entre backup local e cópia em nuvem é o local de armazenamento, entendemos que isso não é importante para a funcionalidade das soluções – também no aspecto de gerenciamento.

Mito

Mito 8. Backup em Nuvem e Armazenamento em Nuvem Significam a Mesma Coisa

Novamente – não realmente. Mantendo seus dados na nuvem – armazenamento em nuvem não é o mesmo que backup em nuvem, que é o processo de criação de backups de dados criptografados que você pode recuperar rapidamente e garantir a continuidade do trabalho quando ocorrer qualquer ataque, incidente ou erro de funcionário. O armazenamento em nuvem como Google Drive ou Dropbox permite que você mantenha cópias dos dados da empresa – contratos, faturas e documentos na nuvem, mas não protege seu servidor e computador junto com seus dados contra qualquer evento de falha.

Ao executar um backup dos dados da empresa, que não são cópias de arquivos selecionados ou documentos da empresa, mas arquivos de backup especialmente criados que são criptografados, armazenados em pacotes de dados de forma fragmentada (pedaços), portanto, permanecem ilegíveis para terceiros.

O backup em nuvem nos permite realizar não apenas cópias de arquivos selecionados, mas também proteger discos inteiros ou partições selecionadas graças ao backup de imagem do HD. Em uma situação em que o disco rígido de um computador for danificado, os dados e aplicativos coletados serão restaurados da cópia de backup para qualquer outro computador. Tudo vai funcionar e se parecerá exatamente com o anterior.

Comumente confundidos entre si, armazenamento em nuvem e backup em nuvem são dois conceitos completamente diferentes. O armazenamento em nuvem é uma alternativa moderna e conveniente para um disco removível ou unidade flash. É um grande abuso identificá-lo como um backup em nuvem e proteção de dados da empresa contra incidentes inesperados.

Mito

Mito 9. Faço Backup Local, então não há necessidade de Fazer Cópias para a Nuvem

Os dados da empresa podem ser protegidos não apenas localmente ou na nuvem. A maneira mais eficaz de protegê-los é combinar essas duas soluções no backup híbrido. Assim, misturando a estabilidade das soluções locais com a flexibilidade da nuvem você ganha 100% de garantia de segurança dos dados.

Uma cópia armazenada localmente permite restaurar rapidamente os dados da empresa em caso de falha ou ataque, enquanto uma cópia na nuvem é excelente proteção em caso de desastre natural (ou seja, incêndio ou inundação) e perda da cópia local.

O backup híbrido é o cumprimento da regra de ouro do backup. A regra “3-2-1” indica que para garantir a segurança dos dados, uma empresa deve ter pelo menos 3 backups armazenados em pelo menos 2 locais diferentes, dos quais pelo menos um deve estar localizado fora da sede da empresa. A infraestrutura redundante do data center e as múltiplas duplicações permitem manter os dados em vários discos em diferentes máquinas e em mais de um local físico – em pelo menos dois data centers e localmente na sede da empresa.

Mito

Software Antivírus e Antimalware não são Proteção Suficientes contra Ransomware

Muitos empreendedores estão convencidos de que o antivírus protege efetivamente uma empresa de ataques por ransomware. Embora os produtores de programas anti-malware melhorem constantemente seus produtos, eles também estão constantemente enfrentando novos métodos e ideias de hackers. É uma guerra constante.

É claro que essas soluções são “obrigatórias” para todas as empresas, mas não o protegerão contra os efeitos de ataques – como criptografia de dados por invasores e tempo de inatividade como resultado. Você já se perguntou o que faria então? Como você pode ver, o antivírus em si não é suficiente. O backup irá protegê-lo contra os efeitos dos ataques. Em vez de pagar um resgate terrivelmente alto, você restaurará os dados da nuvem e... retornará imediatamente ao seu trabalho. Portanto, trate antivírus e backup como proteção em duas etapas de seus dados contra ransomware.

Software VIMAN e o Backup em Nuvem

A proteção de informações vitais é fundamental para sua sobrevivência, independentemente do tamanho ou tipo de seu negócio. Estudos recentes mostram que 93% das organizações que perdem dados devido a um desastre fecham as portas em dois anos. Cada vez mais, as empresas estão adotando soluções de backup em nuvem para enfrentar os desafios de proteção de dados. Por quê?

A razão é simples: proteger os dados é difícil, caro, não confiável e não gerenciável com os métodos tradicionais de backup. E o crescimento explosivo dos dados de negócios só aumenta o problema.

A solução de proteção de dados em nuvem combina os mais recentes avanços em backup, com tecnologias de nuvem seguras e integradas, que oferecem às organizações uma recuperação rápida e garantida de seus dados corporativos críticos, reduzindo custos e liberando a equipe de TI para se concentrar em projetos mais críticos.

O backup em nuvem também pode ajudar sua empresa a reduzir sua pegada de carbono – usar a nuvem para armazenamento e backup de dados é muito mais ecológico do que usar dispositivos de armazenamento físico. Em última análise, também pode economizar o dinheiro da sua empresa nas contas de energia.

Quer receber mais dicas como essa diretamente em seu e-mail para impulsionar os resultados da sua empresa? Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos modernos métodos e tecnologia em gestão!

Icone Ebook

Insira seu nome e e-mail para baixar esse conteúdo gratuitamente

EBOOK Gratuito

A VIMAN Sistemas utiliza os dados fornecidos por você para enviar conteúdos sobre gestão de negócios. Saiba mais em Política de Privacidade.

Te ajuda a crescer: SIM 👍 | Spam: NÃO 👎

Empresa Certificada ISO 27001:2013

Facebook Twitter Twitter