SOBRE A EMPRESA

Fundada em 1994 na cidade de Ribeirão Preto, a Aço Riber é uma empresa do ramo siderúrgico, com foco em perfil estrutural, telhas e bobinas de aço. À época, seu fundador trabalhava como calheiro e resolveu se aventurar, ainda em proporções muito pequenas, mas com objetivo de fornecer calhas e bobinas para calheiros. Com o apoio de sua esposa e dos três filhos, após muitos anos de trabalho e dedicação, a empresa cresceu e hoje possui grande representatividade e credibilidade dentro do segmento.

OS PROBLEMAS E DESAFIOS ENFRENTADOS

Como toda empresa que está em fase de evolução, cedo ou tarde começa a se confrontar com as famosas "dores do crescimento". E com a Aço Riber não foi diferente. Uma consultoria externa detectou que era chegada a hora de formalizar e estruturar melhor os processos da empresa, tornando-os mais assertivos e eficientes.

Neste período, toda a estrutura administrativa da empresa era gerenciada com um método bastante rudimentar, trabalhoso, sem controles rígidos e confiáveis, principalmente por questões que envolvem falta de profissionalismo na gestão, muitas também originárias de uma administração familiar. "Estávamos crescendo e precisávamos de uma solução que conferisse confiabilidade e que concentrasse melhor as informações importantes do nosso negócio", ressalta Fábio, um dos diretores da empresa.

SOLUÇÕES E RESULTADOS

O primeiro passo se deu pela implantação de um método de gestão estruturado por processos, onde as questões operacionais passaram a ser automatizadas e fáceis de serem checadas. Formalizados esses processos, os diretores da empresa puderam direcionar sua atenção às decisões estratégicas, por meio de relatórios adequados às necessidades do segmento, que cooperam para o real crescimento da empresa.

E os resultados logo começaram a aparecer. O Grupo Aço Riber vem apresentando crescimento médio acima de dois dígitos nos últimos anos. Atualmente conta com mais de 20.000 m² de parque fabril distribuídos em 4 plantas e quase 100 colaboradores, resultado de muito entendimento e análise do negócio, por ambas as partes. "Para a diretoria da empresa, todos os processos e informações do nosso negócio estão integrados e são facilitadores deste crescimento", reforça Fábio.

Importante também ressaltar que todas as obrigações da empresa junto aos órgãos fiscais e contábeis do governo, nas três esferas, são continuamente tratadas e detalhadas junto a diretoria da Aço Riber.

"Quando analisamos a especialização e a concentração em nosso ramo, vemos que a dedicação da VIMAN Sistemas é de suma importância. Quando falamos com o suporte, eles conhecem o nosso produto e na maioria das vezes antecipam possíveis problemas, pois estão diretamente ligados ao nosso mercado".